Select Menu

.

.


O maior blog site de notícias de São José dos Pinhais, o sjpnews.com tem por finalidade trazer informações diretas de SJP e região metropolitana, com matérias atualizadas diariamente. 

Conheça a cidade de São José dos Pinhais

Principais sites da cidade 

www.sjp.pr.gov.br - Prefeitura
www.alexpurkote.com - Blogueiro
www.cmsjp.com.br - Câmara Municipal
www.pautasjp.com - Notícias
www.sjpnews.com - Notícias
www.jornalregistra.com - Notícias
www.radionossojornal.com - Rádio Web
www.guiasjp.com - Notícias e Guia

Atual Prefeito (2013-2016)

Luiz Carlos Setim - Dem 25

Crescimento econômico

O município de São José dos Pinhais tem um dos maiores índices de crescimento econômico do Paraná. E isso não ocorre por acaso. Entre as razões, estão a localização estratégica, a infraestrutura e a mão de obra qualificada, que despertam o interesse e dão segurança para que os empresários se instalem na cidade. Além disso, os empreendedores encontram na administração pública uma aliada dos seus negócios, oferecendo uma série de benefícios para a vinda de novos investidores e para  manter os que aqui estão.
O fortalecimento da economia municipal gera qualidade de vida à população de São José dos Pinhais, que hoje pode contar, por exemplo, com um comércio diversificado e capaz de suprir as necessidades dos são-joseenses.
História
São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná,criado através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852. A lei definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais. O estabelecimento político da cidade se deu com a instalação da Câmara dos Vereadores, em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila foi elevada à categoria de cidade.
São José dos Pinhais é uma cidade média, a segunda mais populosa da mesorregião e a população em 2010 o número é superior a 263 mil habitantes. São José dos Pinhais é o município com a quinta maior área da Região Metropolitana de Curitiba.
São José dos Pinhais é o terceiro pólo automotivo do país, e também sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do estado do Paraná.
Bandeira

A Lei 20 de 03 de setembro de 1971, criou a bandeira do município de São José dos Pinhais, com as seguintes características: compõe-se a mesma de um quadrilátero azul piscina, tendo no centro o brasão municipal, contendo um pinheiro circundado por uma engrenagem, em um fundo azul celeste e verde claro. À direita do Brasão, um ramo de erva-mate e à esquerda, um ramo de trigo. Na parte superior do Brasão, uma faixa branca com os dizeres: Município dee na parte inferior, outra faixa branca com os dizeres – S. José dos Pinhais – 08 de Janeiro de 1853, figurando na parte central, ao pé do brasão, um ramo branco. O tamanho padrão da bandeira é normalmente de 1,00m x 0,45cm de largura.

Hino a São José dos Pinhais
Lei n° 02/86 de 08/04/86
Letra: Francisco Pereira da Silva
Música: Rudolf Krueger

As tuas glórias, unidos, cantemos
nesta terra festiva e gentil
e teus grandes heróis celebremos
nós que somos de estirpe viril!

Estribilho

Venerável relicário,
Salve, salve, dileto rincão
pois que és um sublime sacrário,
de fiel nobreza e tradição!

Este amor proclamemos bem alto,
com sincero, expressivo calor,
oh! Princesa feliz do Planalto,
solo augusto de graça e valor.

Que cidade mais doce e risonha,
onde achar, bem melhor do que tu?
se és a deusa formosa que sonha,
junto às margens do manso Iguaçu!

Do futuro seguindo áureos trilhos,
tu, mais forte e mais bela serás
pelo honesto labor de teus filhos,
sempre afeitos à ordem e à paz!

Por tua causa daremos a vida,
e olvidar‑te, por certo, jamais.
Salve, terra formosa e querida.
São José, São José dos Pinhais!



Shopping São José 

Fonte: WWW.PMSJP.PR.GOV.BR




ALGUMAS IMAGENS DA CIDADE

















Receba nossas notícias!