Select Menu

.

.
» »Unlabelled » Você sabe como é feito ás hóstias?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

A fantástica fábrica de hóstias
 
 
SJPNEWS CURIOSIDADES 

A consagração da hóstia pelo padre é o ponto máximo da fé católica. O objeto é considerado o corpo de Jesus Cristo e é distribuído aos fieis presentes na missa. Mas você já parou pra pensar de onde vêm essas hóstias? João Tadeu Benapti é um dos proprietários da Fábrica São Francisco, em Mococa, São Paulo. A empresa dele é responsável por 20% do mercado nacional do produto e produz 500 mil partículas (como são chamadas as hóstias na área industrial) por dia. Por mês, o número pode chegar a 12 milhões. Além disso, eles já foram premiados com três prêmios de excelência em qualidade. João concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal SJPNews.

De onde surgiu a idéia de montar uma fábrica de hóstias? 
 
João Tadeu Benapti “ Surgiu da necessidade do mercado. Eu conversava com os padres e eles falavam que estavam precisando de um fornecedor de hóstias. Meu sócio e eu verificamos a situação e decidimos começar a produção.

Como é o modo de produção?
 
João Tadeu “ A hóstia é feita apenas de farinha e água. Esses dois ingredientes são misturados em uma prensa quente, e o resultado é o pão ázimo: uma hóstia de 45 cm. Depois dessa etapa, o pão ázimo é cortado nos vários comprimentos. São ao todo cinco tamanhos diferentes, desde 3 cm até 5 cm para os fieis e de 7 cm até 16,5 cm para os padres.

Qual o motivo dos diferentes tamanhos?
 
 João Tadeu “ Quando a igreja é muito grande, os padres preferem hóstias maiores para que todos os participantes da missa possam enxergar a consagração do corpo de Cristo no altar. As celebrações especiais como Natal e Páscoa também utilizam partí­culas maiores. Fora isso, a escolha do comprimento vai do gosto de cada sacerdote.

Quanto custa a hóstia?

João Tadeu “ Mil partí­culas custam, aproximadamente, 14 reais, sem contar o transporte, o que dá 0,14 centavos cada uma. O cliente pode escolher se a encomenda será enviada por Sedex ou por algum outro meio. E eu garanto a entrega no mesmo dia, mesmo se a quantidade solicitada for grande.

Qualquer pessoa pode comprar ou é necessário que seja uma paróquia? 
 
João Tadeu “ Geralmente, quem compra são as paróquias. Porém, também atendemos algumas livrarias católicas e fieis que desejam presentear a sua igreja com hóstias como uma forma de dí­zimo. Todos os nossos clientes são cadastrados e ganham um código que facilita a negociação. O comprador liga e, em menos de um minuto, faz o pedido.

As hóstias têm um prazo de validade? 
 
João Tadeu “ Nossas hóstias têm data de validade de oito meses, mas ela permanece perfeita por dois anos. Estamos fazendo alguns experimentos aqui na fábrica e já conseguimos partí­culas que duram até cinco anos.

Comunicação Qual é o porte da sua fábrica? 
 
João Tadeu “ Fabricamos 500 mil partí­culas por dia. Chegamos a 12 milhões, ou mais, por mês. O potencial produtivo da fábrica é grande. Não é à toa que 20% do mercado nacional de hóstias é nosso. Também exportamos através das missões religiosas.

 Reportagem Alan Pazian

www.SJPNews.com

Autor Repórter Popular - SJP

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários

Seu comentário é muito importante!

- Desde já agradecemos sua participação...

Receba nossas notícias!